Páginas

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Renove a Sua Mente Diante de Deus


Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Romanos 12:1).
O que é este “culto racional,” que é traduzido como um “ato espiritual de adoração” na Nova Versão Internacional (NVI), que nós devemos prestar a Deus? Apresentar um culto racional a Deus significa oferecer os nossos corpos a Ele para fazer a Sua justa obra. Como fomos salvos, nós precisamos apresentar nossos corpos e sermos aceitos por Deus para espalhar o justo evangelho. O culto racional que nós devemos dar a Deus é separar os nossos corpos em santidade para oferecermos a Ele.

No capítulo 12, Paulo fala sobre o que é o nosso serviço espiritual. Não é se conformando com este mundo, mas sendo transformados pela renovação das nossas mentes, que nós poderemos provar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
O culto racional é dedicar todos os nossos corpos e corações a Deus. Como, então, os justos podem viver essa vida diante de Deus? Paulo diz que nós não devemos nos conformar com este mundo, mas sermos transformados pela renovação das nossas mentes, e que devemos oferecer os nossos corpos para as justas obras de Deus. Crer na justiça de Deus, oferecendo os nossos corações e corpos, é também um culto racional para Deus.
Esta passagem é muito importante porque ela nos fala que nós não devemos nos conformar com este mundo e, em vez disso, devemos servir à obra de Deus e sermos transformados pela renovação das nossas mentes.
Nós não podemos prestar adoração espiritual sem primeiro renovar os nossos corações. Mesmo os justos não podem dar seus corpos e corações para Deus se eles pararem de crer na Sua justiça.
Nós podemos ser influenciados por esta geração, e o mesmo aconteceu na geração de Paulo. Porque nós vivemos no meio da corrente da geração pecaminosa, se não tivéssemos crido na justiça de Deus nós inevitavelmente teríamos seguido o caminho desta época. Mesmo os justificados que crêem na justiça de Deus não podem evitar inteiramente a influência desta corrente secular, pois eles vivem suas vidas com as pessoas mundanas. É por isso que a Bíblia nos fala para não nos conformarmos com este mundo.

Como, então, os justos podem oferecer um culto racional, um sacrifício santo para Deus com seus corações e corpos, enquanto são expostos a este mundo? Isso só é possível pela crença no evangelho da água e do Espírito que renova a nossa mente incessantemente. Os justos podem conhecer e seguir a boa e perfeita vontade de Deus quando renovam as suas mentes e são transformados pela Sua justiça.

Paulo não está dizendo isso por causa da sua ignorância dos assuntos mundanos, nem está dando lições espirituais para os crentes dizendo, “sejam bons”, enquanto permanecem ignorantes sobre suas circunstâncias e habilidades. A razão pela qual Paulo está encorajando-nos para renovar nossos corações para servir a Deus é porque ele sabia muito bem que os crentes também podem ser arrastados pelos caminhos deste mundo.
Nascidos de novo ou não, os corpos físicos não são muito diferentes um do outro. Mas há uma grande diferença entre aqueles que são nascidos de novo e aqueles que não são – é a fé na justiça de Deus. Somente os justos podem seguir ao Senhor pela incessante renovação das suas mentes enquanto crêem no evangelho da água e do Espírito.

O que, então, pode renovar nossos corações? A fé na Palavra do evangelho, que proclama a nossa completa libertação dos pecados, é o que renova os nossos corações. O Senhor perdoou todos os pecados que cometemos com os nossos corpos e mente em nossas fraquezas e infirmezas da carne. As mentes dos justos podem ser renovadas porque o nosso Senhor perdoou todos os pecados do mundo com o Seu batismo e Seu sangue na Cruz. Nossas mentes, em outras palavras, foram renovadas porque cremos na justiça de Deus.

Agora, nós precisamos ter um entendimento correto do que fazemos diante de Deus. Devemos discernir qual é a Sua perfeita vontade, o que Ele quer de nós, qual missão Ele quer nos dar e o que os justos nascidos de novo devem fazer. Nós devemos renovar os nossos corações nestas áreas e servi-Lo. A vontade de Deus é que ofereçamos os nossos corpos e mentes, dedicando-nos como sacrifícios santos para Ele. Nós podemos nos oferecer como sacrifícios a Ele quando renovamos as nossas mentes. O renovar das nossas mentes vem da crença de que Deus levou todos os nossos pecados.
Há uma diferença entre aqueles que são nascidos de novo e aqueles que não são. Apenas os justos podem renovar suas mentes pela crença na justiça de Deus. Nós, os justos, podemos sempre fazer as coisas que agradam a Deus pela fé, limpando e renovando os nossos corações, e negando os desejos mundanos da carne. Os justos são diferentes dos pecadores porque eles podem renovar seus corações e sempre servir e andar com o Senhor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos mais visitados no blog

Voltar